New Posts...

Friday, January 18, 2013

Entrevista de Antiquus Scriptum para a MetalEm Portugal, por Paulo Teixeira

1º - Boas Sacerdos Magus, como defines Antiquus Scriptum?


Olá Paulo! Bom, resumidamente Antiquus Scriptum é um projeto lusitano de Metal, fortemente influenciado pela história antiga universal, folklore, mitologia e tudo o que diga respeito à antiguidade em geral, embora as letras também abordem assuntos mais pessoais e introspetivos como a minha relação com a natureza, por exemplo, a conduta existencial, o ódio ou o amor... É a minha one-man-band, em que participam músicos convidados e amigos de longa data... Tem 14 anos de discreta existência e conta com três álbuns na sua humilde discografia; o "Abi In Malam Pestem" de 2002, que vem também com a primeira demo de 2000 "In Pulverem Reverteris", o "Immortalis Factus" de 2008 e o "Conclamatum Est" de 2010, fora as compilações e bootlegs que vão surgindo ao longo dos anos... Todos estes trabalhos já tiveram e têm, várias reedições por várias editoras diferentes em CD e em Tape. Antiquus Scriptum é um sobrevivente da segunda vaga de Black Metal em Portugal nos anos 90, juntamente com os Filii Nigrantium Infernalium, os Decayed, Corpus Christii ou Celtic Dance, entre outros... 



2º - Como e quando surgiu a ideia da sua criação?



A ideia da sua criação remonta a 1995, quando estava como baixista nos Firstborn Evil, mas só em 1998, quando deixei definitivamente esta banda é que pus o projeto em atividade... Desde 1994 que sou completamente apaixonado pelo universo Black / Pagan / Viking Metal, pela história antiga, o medievalismo e tudo o que me transporte no tempo... Desde essa altura que sempre quis ter o meu próprio projeto de BM, transformado porém à minha maneira... 



3º - Qual o género de Metal predominante no teu som?



Black Metal, claro está! Antiquus Scriptum sempre foi e sempre há-de ser um projeto de Black Metal, embora sejam também fortes outras influências como o Thrash ou como o Punk, principalmente na voz principal... Tenho uma atitude BM até aos ossos, embora não passe a vida a falar do Belzebu como fazem tantas bandas de BM hoje em dia... Gosto de todos os estilos de Old School Metal existentes, portanto o projeto acaba por ter, aqui e ali, uma pitada de todos eles, mas o estilo de Metal que mais se identifica em Antiquus Scriptum à vista desarmada, é sem dúvida o Black Metal!... 



4º - Em termos de trabalho já contas com 3 álbuns editados,o que podemos esperar do 4º longa duração?



Sim, já lá vão 3... O 4º será o "Ars Longa, Vita Brevis...", que significa em português: "A Arte É Longa, A Vida É Breve..." e será uma evolução natural do seu antecessor, o "Conclamatum Est" de 2010. Posso-te dizer que este será o álbum adulto de Antiquus Scriptum!... Está mais técnico, embora não entre num padrão muito complexo de composição ou execução e está como sempre esteve: medieval, épico, afoito e veemente... Com aquela garra que caracteriza a sonoridade do projeto... Está Folk, mas sem entupir os ouvidos de ninguém e está extremamente espontâneo, talvez devido ao calo que já vou tendo nestas coisas... Tem dois capítulos como o anterior trabalho, sendo um dos capítulos dos temas originais e um outro de versões em que estamos a trabalhar... Posso-te dizer que será um bom disco, na minha humilde e suspeita opinião... Talvez o melhor álbum de Antiquus Scriptum!... 



5º - Quais são as sonoridades que marcaram as tuas influências?



Olha, eu para além de Metal gosto muito de Rock clássico, gosto de folklore universal, gosto de música erudita, étnica e clássica, cantos gregorianos, ópera, recitais de piano e cravo, enfim... Todos esses estilos mais enraizados nas diferentes culturas e todos eles estão presentes na sonoridade de Antiquus Scriptum! Considero-me um "mente aberta" e consigo perfeitamente passar de Sepultura ou Obituary, para Zeca Afonso ou Fausto com uma facilidade tremenda... Isso também varia do meu estado de espirito... Se andar mais na minha ouço frequentemente Black Metal, que é o meu estilo metálico preferido... Se andar a precisar de assentar a cabeça já ouço mais música ambiental e Folk, se andar "blue", já ouço mais rock clássico e música apaixonada, eheheheh... Mas todos esses estilos estão presentes no projeto de vez em quando, basta eu gostar deles!...



6º - Qual é a tua opinião sobre o atual panorama do Metal em Portugal?



É pá... Sinceramente acho que já tivemos dias melhores nos anos 80 & 90!... Hoje em dia há "muita parra e pouca uva", como se costuma dizer... Dá-se muita atenção aos posers, aos bêbados e aos dementes, esquecendo-se ás vezes de quem quer fazer algo minimamente original e cuidado... As bandas hoje em dia são muitas, mas soam todas ao mesmo e perdeu-se aquela magia de outros tempos... Os vocalistas são todos iguais, a sonoridade das bandas em geral são todas o mesmo e falta criatividade ao pessoal nos dias que correm... Esse problema não é só interno, pois lá fora passa-se a mesma coisa... O Metal está numa fase de mastigação um bocado por todo o lado e já poucos conseguem trazer algo de novo... Por cá ainda temos boas bandas como os Filii Nigrantium Infernalium, os Grog, os Gwydion, os Corpus Christii, os Martelo Negro ou os Neoplasmah, etc... Não refiro os Moonspell, pois não os aprecio! Acho-os banais como tudo e não me identifico minimamente com semelhante banda!... 



7º - Há possibilidades de podermos ver alguma atuação ao vivo?



Antiquus Scriptum só deu um único concerto ao vivo em 1999 em Almada, com a formação original... De vez em quando fala-se nisso, mas é pouco provável!... O pessoal anda todo muito atarefado com as suas bandas e vidas e ainda seria preciso muito trabalho para pôr Antiquus Scriptum a tocar ao vivo... Talvez um dia, mas as perspetivas não são muitas... Sabes Paulo, gosto muito de projetos como Bathory, Burzum ou Darkthrone, que não tocam ao vivo e quando fiz Antiquus Scriptum, foi um bocado com essa filosofia... Não tenho saudades nenhumas de tocar ao vivo e nem me vejo a faze-lo tão depressa...



8º - Com quatorze anos de carreira fala-me de algo engraçado que te tenha ficado na memoria.



Como não toco ao vivo não tenho muitos episódios engraçados para contar, pois as coisas mais estranhas acontecem na estrada e nos concertos, mas há uns meses aconteceu-me uma coisa muito estranha e muito engraçada nos correios aqui da zona... Uma editora do México mandou-me uns CD's em troca por material de Antiquus Scriptum, só que o gajo esqueceu-se de me perguntar o meu nome verdadeiro e escreveu "Sacerdos Magus" na encomenda, que é o meu pseudônimo... Como não estava em casa quando veio o carteiro, ele deixou o respectivo aviso dos correios para eu ir lá levantar o material... E assim fiz, chegando aos correios o Sr. do balcão diz-me assim: "É o Sacerdos Magus?" e eu respondi: "Sim, sou eu...", "então assine aqui..." disse ele. Eu, perplexo com a situação perguntei: "Mas assino Jorge Magalhães, certo?!" e o Sr. disse: "Não, não... Assina como está na encomenda!"... E assim foi, após ter feito um rabisco a dizer Sacerdos Magus, lá me deram a encomenda e eu vim todo contente embora... Enfim... 



9º - Quem são os músicos que te acompanham?



Olha, ando à 17 anos já com o Helskir nas teclas e com o Nyx na guitarra solo, gravação e mistura... Já tocava com eles nos Firstborn Evil e tenho-os convidado sempre para os trabalhos de Antiquus Scriptum... Eles são irmãos e gosto muito do seu desempenho no projeto! A Vampiria, vocalista de WinterMoon já tem participado também, assim como o Bruno Fernandes de The Firstborn ou o Beyonder de Martelo Negro... Participa o Ricardo Vieira dos Decreto 77 nuns arranjos e mais recentemente tem participado o Zeto Feijão dos Pestox em instrumentos tradicionais Folclóricos... O Odium, que é outro teclista que eu conheço vai participar neste próximo disco com umas pontes de teclado e eu estou sempre aberto a pessoal que queira participar nas gravações com algum instrumento... 



10º - Que planos tens para o futuro?



Bom, agora só quero gravar o próximo álbum e ver editados todos os trabalhos que tenho para sair em 2012, depois logo se vê... Às vezes penso em desistir, outras vezes apetece-me continuar, mas olha, vai-se vivendo um dia de cada vez... Isto não está fácil, mas veremos se me aguento mais 20 aninhos pelo menos, eheheheh... Muito obrigado pela entrevista Paulo e boa continuação com a MetalEm Portugal. Bem haja!

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.