New Posts...

Friday, January 18, 2013

Entrevista de Antiquus Scriptum para a Valhalla Promotions por Lennard Kamischke (Versão Portuguesa)

Olá Sacerdos Magus, obrigado por fazeres esta entrevista para a Valhalla Promotions.- Antiquus Scriptum lançou 3 álbuns até agora e várias compilações - estás satisfeito com o teu trabalho?

Olá Lennard. Muito obrigado por esta oportunidade, estou-te muito agradecido! Sim estou, penso que Antiquus Scriptum tem evoluido muito desde o seu início no final dos anos 90 e vamos na boa direção! Se ouvires com atenção todos os nossos trabalhos, vais ver isso... Acho que esse é o resultado de muito trabalho e dedicação todos estes anos e como qualquer projeto dedicado, temos evoluido positivamente como músicos e como pessoas. As compilações são fruto desse esforço também, meu e de todas as editoras com que tenho trabalhado... Como não toco ao vivo, tenho de editar material de Antiquus Scriptum regularmente, para promover o projeto.

- O que é que a música significa para ti? O quão importante é a música na tua vida?

É pá, a música é tudo para mim! Desde muito novo que prestava atenção a todo o tipo de música, especialmente ao Pop / Rock dos anos 80, quando era criança... Mais tarde, já como fã de Rock 'N' Roll, entrei no Heavy Metal in 1987 e a minha vida nunca mais foi a mesma... Mas também gosto de Música Clássica, Folk, Ambiental e todos essas cenas... Só não gosto de música plástica, como o Pop moderno, atualmente... Eu comprei a minha primeira guitarra aos 15 anos e apercebi-me que tinha nascido para tocar Metal e mais... Não só um instrumento como vários, eheheheh... Então aprecebi-me que tinha de fazer os meus próprios projetos... Comecei com o Punk, Thrash, Grind e depois Black Metal, com o boom do início dos anos 90... O meu destino estava traçado!

- Alguma vez fizeste algum concerto ao vivo com Antiquus Scriptum ou tens planos para fazer um?

Sim, fizemos um concerto em 1999 com a formação inicial mas depois continuei com o projeto como a minha one-man-band... As probabilidades de fazer um concerto ao vivo são poucas, todos os membros que tocam em Antiquus Scriptum têm as suas próprias vidas e a nossa música não é própriamente fácil de reproduzir ao vivo... Seriam precisos muitos meses de trabalho intenso para preparar tudo para uma apresentação ao vivo e isso é complicado estes dias!... Por outro lado, adoro o espírito de projetos como Bathory, Burzum & Darkthrone que nunca tocaram ao vivo e quero ter esse espírito também com Antiquus Scriptum!...

- Tens alguns projetos paralelos no ativo de momento?

Bom... Voltamos ao problema... Eu tenho um projeto paralelo chamado Fangorn com o meu companheiro Nyx Sludgedweller que participa também em Antiquus Scriptum como guitarra solo e grava e produz todos os álbum que eu tenho... O projeto é inspirado nas sagas de Tolkien e a sonoridade é susposto ser algo Folky Black / Thrash Metal, porém muito inspirado em Blind Guardian... O problema é que o Nyx tem a sua própria vida e as coisas vão devagar... Todos nós damos mais atenção às nossas bandas principais e o ritmo não é o mesmo em Fangorn, infelizmente... Nós temos os nossos trabalhos, estudamos e temos as nossas vidas pessoais, não é fácil ter projetos paralelos a operar rápido... No entanto as ideias para músicas e capas estão já bastante avançadas e nós costumamos ser rápidos a gravar música... Talvez em 2013 nós tenhamos o nosso primeiro álbum pronto para mostrar à malta!...

- O que o nome "Antiquus Scriptum" significa e porque o escolhes-te?

Antiquus Scriptum significa em latin "Antigas Escrituras"... Tirei-o da frase do tema de Mayhem "De Mysteriis Dom Sathanas" que dizia: "De Grandae Vus Antiquus Mulum Tristis Arcanas Mysteria Scriptum"... Tirei as palavras "Antiquus" & "Scriptum" e já está... Eu pessoalmente gosto do nome e penso que a maior parte do pessoal gosta também, tem significado de algo antigo e arcano, que é o que é para mim!

- Como descreves a progressão da tua música a longo destes anos? O que pensas dos teus primeiros trabalhos?

Os primeiros trabalhos são sagrados, meu!... Antiquus Scriptum está agora muito mais evoluido que em 1998 ou em 2002... A sonoridade está muito mais madura felizmente, mas a demo "In Pulverem Reverteris" e o primeiro álbum "Abi In Malam Pestem" são muito importantes para mim e muito boas recordações que eu tenho... O "Immortalis Factus" de 2008, penso que é um degrau subido e o "Conclamatum Est" de 2010 é o melhor álbum do projeto na minha humilde e suspeita opinião... A progressão é natural e evolutiva, penso eu... Ao início eu queria ser mais extremo, usando a velocidade para marcar a minha direção e agora não é só isso que conta... Fiquei mais técnico e não dou mais prioridade à velocidade, apesar de continuar a fazer temas muito rápidos.

- O que pensas da corrente cena Black Metal em Portugal?

Há montes de bandas por estes dias em Portugal e por todo o globo, penso eu... Pelo que tenho ouvido existem boas bandas no género atualmente, musicalmente falando, o problema é que toda a gente fala de Satanás a toda a hora e não há muita imaginação nos contextos desses projetos... Algumas bandas tocam boa música, mas são fracas de contexto e os putos de hoje não têm o mesmo espírito que nós tinhamos à uns anos atrás... Há muita inveja e mau caráter entre as bandas e toda a gente pensa que tem o melhor projeto de Black Metal do mundo! Há muita falcidade e fanatismo aqui e geralmente, as bandas não se ajudam entre si... Felizmente ainda permanece algum pessoal da velha guarda e lá vamos continuando...

- Uma compilação chamada "... Recôndito É O Nocturno Covil Do Misantropo... (Tristeza & Honra Em IV Capítulos)" vai ser editada em breve. Que gostarias de nos dizer sobre ela?

Como tu sabes, Antiquus Scriptum costuma usar muitos intros, interlúdios e outros entre os temas nos álbuns, a maior parte deles Ambientais / Folk e isto é uma compilação dessas pontes juntamente com três novas faixas, que serão usadas no próximo álbum "Ars Longa, Vita Brevis...", aqui em avanço... É tipo um trabalho concetual com quatro capítulos, com muitas participações de alguns amigos meus em vários instrumentos, sendo cada capítulo sobre cada um deles... O resultado é um álbum Ambiental / Folk, resultando muito bem! Vai estar disponível dentro de dias pela editora SBRT Records da Itália.

- Podes-nos falar já do próximo álbum "Ars Longa, Vita Brevis..."?

O "Ars Longa, Vita Brevis..." vai ser o álbum maduro de Antiquus Scriptum! Vai ser um trabalho muito bom, muito evoluído e adulto... É provavelmente o melhor álbum que nós fizemos desde o príncipio e eu penso que as reações irão ser positivas. Já tenho editora para ele, é a portuguesa Luci Dist e eu estou muito contente com o nosso acordo! O álbum vai ser editado no início de 2013 e serão feitas 500 cópias em CD profissional, edição tape, serão feitas t-shirts também e tudo isso... Penso que Antiquus Scriptum subirá mais um degrau com este álbum!

- Para além do "Ars Longa, Vita Brevis...", quais são os teus planos para o futuro?

Bem meu, devido à má situação que vivemos em Portugal estes dias, eu só quero gravar este álbum, vê-lo editado e ter o meu trabalho... Coisa que não é fácil aqui em Portugal neste momento... Completar os meus estudos e continuar com o projeto por mais álguns anos! Vivo um dia de cada vez e tem de ser mesmo assim!... As expetativas não deverão ser demasiado altas e continuaremos devagar... A persistência e a determinação deverão falar mais alto!... Há muitos trabalhos de Antiquus Scriptum para serem editados este ano e penso que o projeto vai-se manter firme no futuro... As coisas começam-se a encaixar devagar e as portas começam-se a abrir com o tempo para este humilde projeto lusitano! Vamos ver... 

- Muito obrigado pela entrevista, Sacerdos Magus! Há alguma coisa que queiras acrescentar ou tens algumas últimas palavras para os nossos leitores?

Muito obrigado mais uma vez, Lennard! Grande oportunidade que me deste de expressar algumas ideias e quero-te desejar sorte com a Valhalla Promotions... Grande trabalho que vocês estão a fazer atualmente e continuem com isso!... Ao pessoal quero agradecer a todos aqueles que apoiam Antiquus Scriptum desde o seu início e para todos aqueles que não conhecem, ouçam este humilde projeto lusitano e acho que não se vão arrepender! Muito obrigado a todos vocês!

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.