New Posts...

Friday, January 18, 2013

Entrevista de Antiquus Scriptum para a Music Of Shadows Webzine (Versão Portuguesa)

1 - Olá Sacerdos Magus! Por favor apresenta-te a ti e a Antiquus Scriptum.

Olá Robert! Bom, Antiquus Scriptum é o meu projeto pessoal criado em 1998, após ter saído da banda de Black Metal Firstborn Evil (atualmente The Firstborn), com quem estive entre 1995 & 1998. Tem três albuns editados, algumas compilações e está a ser gravado um quarto longa duração. Todos os trabalhos têm reedição marcada para breve, também... É um projeto que busca inspiração nas antigas heranças lusitanas, lendas, história antiga, mitologia, embora também foque assuntos mais pessoais e introspetivos... A música vai do old school Black Metal de carisma mais pagan, symphonic & viking com influências mais Thrash Metal, misturando pitadas de música tradicional ou Folk, música ambiental, clássica, etc... Enfim, é o meu universo cósmico e mundo pessoal em forma de frases e notas musicais... 

2 - Tanto quanto sei Antiquus Scriptum era uma banda completa, mas depressa só tu é que acabarias por ficar no projeto, porquê? Gostas de trabalhar sozinho na música ou qual foi a razão para só teres ficado tu?

Antiquus Scriptum ainda foi uma banda dois anos, entre 1998 & 1999, mas os músicos que estavam comigo simplesmente não eram os indicados para o projeto e eu tinha muita vontade de fazer algo, não sozinho, mas de minha criação. Totalmente escrito e tocado por mim, com letras e músicas minhas, mas claro, sempre com participações de amigos músicos e foi o que aconteceu... Eu nunca fiz música sozinho e acho que nunca vou fazer! Depois disso, convidei os irmãos Vieira, o Paulo Vieira e oGustavo Vieira, que já vinham comigo dos Firstborn Evil a participarem e ainda é com eles que trabalho passados 17 longos anos... Agora mais recentemente acrescidos do seu irmão mais novo Ricardo Vieira e etc. Apesar do projeto ser meu como já disse, tem sempre muitas participações musicais nos discos... Não pode é ser considerado uma banda, mas também não é uma one-man-band... 

3 - Pelo que eu sei, algumas pessoas pensam que és cristão e que Antiquus Scriptum é uma banda cristã. O que pensas do cristianismo e da religião em geral e o que achas de bandas que usam a música (especialmente no Black / Death Metal) para espalhar esta mensagem?

"Não sou ateniense nem grego, mas sim um cidadão do mundo", já dizia o grande filósofo Sócrates, ou seja, não sou cristão, nem satânico, nem crente, nem praticante, nem nada!... Considero-me céptico e acredito apenas no que vejo! Não dou importância alguma ao sobrenatural, ao bíblico nem a nada disso! Para mim o bem e o mal são duas faces da mesma moeda, que os judeus eternizaram com a invenção do céu e do inferno... Claro que não suporto a posição que a igreja cátolica tomou, e ainda toma, no curso da história universal, mas refugiar-me no mal é coisa que eu não faço... Os boatos de Atiquus Scriptum ser uma banda cristã, vêm provavelmente de bestas quadradas que se julgam muito satânicas que só vêm Belzebu e forças do mal à frente, pois se fossem intiligentes o suficiente para analisarem as temáticas do projeto antes de o julgarem, talvez não dissessem tantos disparates! Claro que Antiquus Scriptum não é um projeto cristão, isso são tudo invenções merdosas, talvez pelo logotipo conter uma cruz templária e não andar para aí a berrar por Satanás!... Claro que há bandas muito boas com mensagem cristã, embora REPITO (!), esse não seja o caso de Antiquus Scriptum nem pouco mais ou menos... Por exemplo, adoro Helloween e eles têm uma mensagem claramente cristã nas letras... Dentro do Black Metal também as há, talvez como por exemplo Antestor ou Shadows Of Paragon... Duas exelentes bandas com mensagem cristã, que fazem um Black Metal de se lhe tirar o chapéu, caro Robert!... Eu tenho gostos muito ecléticos e não me prendo a religiões, ou mensagens... Eu consigo tirar um CD de Mayhem para ouvir uns cantos gregorianos de monges cristãos sem problema nenhum! 

4 - Por favor conta-nos um pouco da tua história musical. Porque começas-te a fazer música? O que é que ela significa para ti e quais são as tuas influências musicais?

Eu desde muito novo que prestei logo atenção à música, às melodias e até mesmo às letras... Eu nasci em 1976 e claro, lembro-me de começar a prestar atenção à música logo para aí em 1980, 81. O meu pai tinha uma coleção de discos vinil de artistas como o Cat Stevens, Demis Roussos, Abba, Ping Floyd, Janis Joplin, The Doors e esses artistas dos 70's eu maravilhava-me a ouvir aquilo e já prestando atenção aos diferentes instrumentos. Como sabes a década de oitenta foi muito rica nos campos das artes, principalmente no cinema e na música. O Pop estoirou na TV e nas rádios e eram quase semanais, hits que ficavam imortalizados para sempre!... Lembro-me de ficar fascinado com tanto hit e a querer arranjar as músicas para mim. Uma amiga minha, p'ra aí em 1986 ofereceu-me uma k7 original com o primeiro álbum dos Xutos & Pontapés, que foram uma importante banda Rock aqui em Portugal nos anos 80 e estragou tudo, pois fiquei viciado em Rock de tal maneira, que nunca mais o consegui largar! Estava na moda tocar e ter uma banda e foi nesta altura que estoira o Heavy Metal aqui por terras lusas... Foi uma torrente de gerações de músicos de garagem e bandas, como nunca se tinha visto e acho que nunca se voltará a ver!... Eu tive a minha primeira banda de Thrash Metal, os Anesthesia em 1992, onde era baixo e voz. Depois em 1994 formei uma banda de Punk / Hardcore chamada Psycoma, que durou até finais de 95, altura em que formámos a Banda de Black Metal Firstborn Evil, que atualmente se designa somente The Firstborn, com quem estive três maravilhosos anos da minha vida e foi a banda em que se pode dizer que me tornei músico! Além disso conheci dois amigos para a vida, o Paulo e o Gustavo... Perguntas-te também sobre as minhas influências musicais e acho que já respondi a isso também na primeira pergunta; gosto também de Folk, world music, música clássica, erudita, cantos gregorianos, óperas e tudo isso... Eu tenho um ouvido muito eclético nos vastos campos da música!... 

5 - É bastante obvio que tens uma forte ligação com a natureza e com a história, e porquê?

Sim, é verdade, embora viva em plena cidade atualmente... A minha família é do Gerês, no Norte de Portugal e vem daí a minha paixão pela natureza e pelo folklore. Sempre me cativaram as paisagens altivas do Norte, as magestosas montanhas, os rios, os lagos... E não só, o Folklore, o estilo de vida das pessoas ainda muito apegada aos antepassados, enfim, tudo isso sempre me fascinou desde muito cedo, também! A história sempre foi uma disciplina que eu adorei na escola e ainda é fonte de inspiração frequente para escrever letras para Antiquus Scriptum, como já tive oportunidade de dizer... Adoro história antiga e há muita gente que me pergunta se eu tenho alguma formação nesta área, eheheh, devido à minha dedicação. No projeto consigo conciliar estas duas paixões, juntamente à vontade de fazer música e sinto-me muito bem com isso! 

6 - Tanto quanto se pode apurar um novo álbum está a caminho via Luci Dist. Podes-nos dizer o que podemos esperar dele? Vai estar na veia dos vossos álbuns antigos ou vai ser algo novo?

Sim, está agendado para o Natal, vamos lá a ver se conseguimos cumprir o timing... Olha, podem esperar um álbum maduro, sólido, com fortes estruturas de composição, letras também fortes e muita melodia, garra e inspiração!... Tem a veemência e a agressividade, claro, dos primeiros álbuns, mas está mais evoluído tecnicamente, mais espontâneo e com arranjos já muito bem conseguidos! Acho que este álbum não vai desiludir ninguém, antes pelo contrário, acho que até será candidato talvez a melhor trabalho de Antiquus Scriptum, mas vamos esperar para ver como é recebido pela malta e depois falamos melhor sobre isso... Mas esperem um passo em frente na carreira de Antiquus Scriptum, com muitas pontes e interlúdios como é costume e um capítulo de covers de algumas versões engraçadas que fizemos...

7 - Quero-te agradecer a colaboração com a Music Of Shadows Webzine e espero que tenhas gostado da entrevista. Por favor fica à vontade de fechares esta entrevista da maneira que achares melhor.

Olha Robert, só quero desejar o melhor para a Music Of Shadows também e ao pessoal quero só pedir para não se ficarem pelos mp3 e comprarem os álbuns das bandas que gostam! Comprem camisolas, vão aos concertos, comprem os discos, mas apoiem as bandas que vocês gostam, principalmente as pequenas, pois elas desdobram-se para poder sobreviver neste mundo em declínio que é o da música Underground. Obrigado a todos por lerem esta entrevista, abraço!

. Obrigado Sacerdos Magus!

. Obrigado Robert e tudo de bom!

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.