New Posts...

Friday, January 18, 2013

Entrevista de Antiquus Scriptum para a Blackened Horde Zine dos Estados Unidos (Versão Portuguesa)

1 - Boas Sacerdos Magus! Conta-nos como começou a banda?

Boas Altara! Antes de mais muito obrigado pela oportunidade. Bom, Antiquus Scriptum não é bem uma banda... É o meu projeto pessoal que vem na sequência da minha saída dos Firstborn Evil (atualmente The Firstborn), com que toquei entre 1995 e 1998 e onde conheci os irmãos Paulo Vieira (Nyx Sludgedweller) & Gustavo Vieira (Helskir), que acabei por convidar também para este projeto e ficaram do género de membros efetivos com o decorrer dos anos... Ainda fomos uma banda normal entre 1998 e 1999, com o baterista Dario Duarte (Drakonem Drakul) e o guitarrista Vitor Machado (Asmodeus), mas não funcionou e decidi continuar influenciado pelo espírito solítario de bandas como Bathory, Burzum ou Darkthrone... E cá ando eu com eles já vai para 17 longos Invernos... 

2 - Que tipo de música vocês tocam?

Acho que a base pode e deve ser considerada Black Metal, embora tenha outras vertentes de Metal como o Thrash, o Death Metal ou até Crossover e Grind e coisas assim... Folk, música de raízes étnicas, cantos corais... Enfim, tudo o que gosto e se encaixa com o espírito pagão e guerreiro de Antiquus Scriptum!... Mesmo de Black Metal usamos diferentes vertentes, desde o Pagan Black Metal, ao Symphonic Black Metal, Viking Metal, etc... Os nossos trabalhos estão em constante evolução, embora respeitem uma filosofia muito 80's / 90's. Adoramos o Metal dessa altura e guiamos-nos nesse feeling para escrever para o projeto... Acho que somos Black Metal, sim... Talvez Unorthodox Symphonic Black / Folk / Thrash Metal. 

3 - Como tem sido a resposta dos fãns?

Por acaso a resposta dos fãns tem sido muito boa, para um projeto tão desconhecido como Antiquus Scriptum, que nem sequer toca ao vivo... Conseguimos tirar um feedback muito positivo de cenas como o Facebook e o projeto tem tido muito boas críticas, reviews e comentários, pela internet e em revistas. Parece haver cada vez mais gente interessada no projeto e o nome começa, aos poucos, a entrar no circuito mundial das bandas que se vão aguentando... Para um grão de areia no deserto como somos nós, por acaso até desbravamos algum terreno por aí!... Estou certo que com uma boa editora por trás a promover o nosso trabalho como deve de ser, certamente seriamos reconhecidos, pois acho que o projeto não sofre de falta de qualidade, mas sim de fraca visibilidade, até então... Deixa lá ver se com a Luci Dist Productions temos mais um bocadinho de exposição... 

4 - Apresenta-nos os membros da banda e o que é que eles fazem nos projeto.

Já te falei nos Irmãos Vieira. O Gustavo é o teclista, embora reparta este trabalho atualmente comigo e com o seu irmão mais novo Ricardo Vieira, que por vezes já tem feito percussão e tocado bateria... No próximo álbum, haverá ainda um outro teclista, que é o Marcos Martins (Odium), que participa com umas pontes e interlúdios. O Paulo Vieira grava e mistura os registos e participa como guitarra solo, tendo já feito algumas guitarras e baterias. Depois participam vários músicos como o Zeto Feijão em instrumentos tradicionais como a gaita de foles Uilleann Pipe ou a flauta Tin Whistle, violino, banjo, etc... A Cláudia Ferreira (Vampiria) já tem participado numas vozes, assim como o Bruno Fernandes (Mindwalker) e o Simão Santos (Beyonder) de The Firstborn & Martelo Negro, respetivamente. Estou sempre aberto a novas participações, visto que o projeto não atua ao vivo... Sempre que aparece alguém que se encaixa com a musicalidade de Antiquus Scriptum, é automaticamente convidada a gravar no próximo registo! 

5 - Quem escreve as letras? Música?

Sou eu. Eu escrevo 90% do volume geral do projeto, os outros 10% são feito pelos participantes que te falei.

6 - De onde vêm as ideias para as letras?

Olha... A príncipio, influenciava-me muito sobre a história antiga e a mitologia. Pesquisava (mesmo antes da internet) textos antigos que incluissem conteúdo que eu achasse bom para uma letra de Antiquus Scriptum... A era medieval, por exemplo, fascinava-me e escrevi muito com essa base. Hoje, devo confessar que não é só isso que me faz escrever uma letra e atualmente qualquer assunto que mexa com o meu pensamento é destinado a ser descrito num tema, embora por vezes de maneira "camuflada"... Ando numa onda mais pessoal hoje em dia e escrevo muito de coisas tão simples como o amor e o ódio, por exemplo... A existência, o cosmos, também são assuntos a que dou importância atualmente. Umas vezes falo de coisas minhas, noutras encarno um personagem, mas tento sempre independentemente do assunto, que as minhas letras tenham o seu quê de personalidade e o máximo de originalidade possível!

7 - Qual é a tua visão sobre o satanismo e o ocultismo?

Devo dizer-te que sou séptico e não ligo nada ao satanismo ou ao ocultismo, ou a reencarnação, ou aos pastorinhos, ao Lucifer, nem nada disso! Não tenho um pingo de superstição e tanto me enjoa a hipocrisia de uns, como a insanidade de outros!... Para mim é tudo doença! Embora seja um seguidor ferrenho de Black Metal há mais de 20 anos, não ligo nada a satanismos e muito menos a práticas!... Tenho uma revolta imensa pelo que a igreja fez na idade média e de todo o seu sinismo ao longo de séculos, mas não vejo no mal nenhuma salvação e considero-me um simples mortal sem dogmas nem religião... Acredito no que vejo! 

8 - Quantos albuns / CD's têm vocês editados?

Três álbuns, estamos a gravar o quarto e várias compilações editadas. O primeiro álbum é de 2002 e reúne as duas demos, chama-se "Abi In Malam Pestem". O segundo é de 2008 e chama-se "Immortalis Factus". O terceiro é de 2010 e chama-se "Conclamatum Est". Este último mercerá edição oficial durante o Outono pela editora austríaca Talheim Records e os dois primeiros serão reeditados pela editora oficial Luci Dist Productions, depois do lançamento do novo álbum no fim deste ano / início do ano que vem e que se chamará "Ars Longa, Vita Brevis...". 

9 - Fala-nos um pouco das canções do último CD.

Bom, já te respondi uma pouco a isso na pergunta das letras... O próximo album será mais evoluído em termos de riffs e variações, mas segue a linha destemida e veemente dos registos anteriores. As músicas estão mais maduras, mas carregam o mesmo sentimento de conquista do início!... Vai do Black Metal, ao Thrash, passando pelo Folk, partes ambientais, coros, etc... Está muito melódico este trabalho, mas simples ao mesmo tempo... Está agressivo, mas consciente também, mas acima de tudo está muito expontâneo. Estou a gostar muito deste novo álbum! 

10 - Tens alguns projetos paralelos?

Tenho um projeto paralelo de Fantasy Black / Folk / Thrash Metal chamado Fangorn, inspirado nas sagas de Tolkien, mas infelizmente está inativo... O tempo é pouco para projetos B e vai ser difícil seguir com Fangorn!... Sou eu e o Paulo Vieira (Nyx Sludgedweller) também, mas é como te digo... Por enquanto será difícil apresentar material deste projeto, pois o tempo e a disponibilidade não estica para tudo... Talvez um dia possamos gravar o nosso álbum de apresentação, ou pelo menos EP com três ou quatro temas. 

11 - Quais são algumas das tuas influências musicais?

Dentro do Metal gosto de tudo menos de Nu-Metal! Começei a ouvir Heavy Metal em 1987 com bandas como Megadeth, Overkill, Sodom, King Diamond, Helloween, Running Wild, Metallica, Slayer, Kreator, etc e segui sempre a sua evolução pelo Death Metal, o Grindcore, o Doom, o Power Metal, etc... Chegando a 1994 fui apanhado pela onda de Black Metal do início dos anos 90 e rendi-me musicalmente a este universo! Gosto muito porém, como já referi de música Folk e ambiental, étnica, religiosa e pagã. Tudo o que seja música tradicional de uma região, consigo ouvir e gostar! 

12 - E bandas recentes?

No Metal são mais bandas novas de Black Metal que chegam até mim... Gosto de bandas recentes como Ulveheim do México, Nargothrond da Grécia, Uruk-Hai da Espanha, Blodsband da Suécia, Wodensthrone da U.K., Darkenhöld da França, etc, etc, etc... Felizmente ainda se andam a fazer boas coisas nos campos vastos do Black Metal! De resto não conheço muito, pois sou mais agarrado às coisas antigas... 

13 - O que pensas da cena Black / Death Metal nos Estados Unidos?

Vocês sempre tiveram uma cena muito forte de Black / Death Metal, embora o Black Metal seja um estilo europeu por exelência... No Death Metal basta falar em Death, Obituray, Massacre, ou Deicide e no Black Metal vocês também têm nomes miticos como Absu ou Grand Belial's Key, embora hajam bandas muito boas de Black Metal menos conhecidas como December Wolves, Black Funeral, Judas Iscariot ou Mysteriarch. Sei te dizer que o que vou ouvindo dos Estados Unidos atualmente nos campos do Black Metal é muito bom e recomenda-se, estando por vezes à frente das bandas ditas tão inspiradas da velha Europa!...

14 - O que pensas das várias cenas no exterior?

Como já te disse não estou muito por dentro das cenas novas dos vários géneros de Metal atualmente, sem ser o Black Metal... Mas vou ouvindo umas coisas muito interessantes no You Tube e assim... Acho que o Metal apesar de estar em decadência, ainda está muito forte e com muitos adeptos e praticantes!... Ouvem-se sempre cenas muito porreiras nos vários géneros existentes.

15 - Quais são algumas das tuas bandas favoritas de Black / Death Metal?

As minhas bandas preferidas de Black Metal provêm do Boom dos anos 90 como Emperor, Satyricon, Mayhem, Ancient, Dissection, Mörk Gryning, Gorgoroth, Enslaved, Helheim, Master's Hammer, Behemoth, Burzum, Immortal, e essas bandas... No Death Metal também é o clássico que me fascina como Pestilence, Morgoth, Entombed, Unleashed, Hypocrisy, Dismember, Benediction, Sepultura, Sarcófago, etc, etc, etc... 

16 - Quando vocês pretendem escrever novo material?

O novo material está escrito e como já disse estamos a gravar novo álbum... Sairá brevemente numa edição profissional de 500 cópias, com versão Vinyl e Tape pela Luci Dist Productions.

17 - O que é que o futuro reserva para Antiquus Scriptum?

Olha... Espero que sorte e algum reconhecimento, pelo menos... Falta o golpe de sorte e deixa lá a ver se é com este trabalho... As coisas não estão nada fáceis por aqui e ando a ponderar se vale a pena mais sacrifício depois deste "Ars Longa, Vita Brevis..." e só o futuro dirá se continuo ou não... Agora aqui em Portugal está difícil levar o pão do dia a dia à boca, quanto mais andar a gastar dinheiro em gravações... Mas se o feedback dos próximos lançamentos for bom, continuarei com muito prazer durante muitos e bons anos!...

Obrigado Sacerdos Magus!

Obrigado Altara e boa sorte também com a Blackened Horde Zine!

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.